× Facilidades Plano Rede Credenciada Contato

O mau hálito ou halitose não é uma doença, e sim um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado. Por isso, é fundamental determinar a causa do odor desagradável na boca para introduzir o tratamento que, as vezes, pode exigir a participação de especialistas em diferentes áreas.

Recomendações para evitar o mau hálito:

  • Beba bastante água, pelo menos dois litros por dia, para manter a boca sempre umedecida;
  • Evite permanecer muitas horas sem se alimentar; o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose;
  • Capriche na higiene bucal. Quando escovar os dentes, use também o fio dental e passe a escova com delicadeza especialmente na região posterior da língua;
  • Certifique-se de que os níveis de glicemia estão dentro da normalidade e que o funcionamento do estômago, rins e intestinos não apresentam nenhuma alteração;
  • Utilize, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, que ajudam a aumentar a salivação.
  1. O que é halitose?

    Trata-se de um odor considerado ruim que se origina da boca da pessoa. Pode ser sentido a distância – quando a pessoa fala. É conhecido popularmente por “mau hálito”. Ele traz constrangimento social, prejudica a imagem da pessoa no trabalho, relacionamentos, amizades e em família. Frequentemente, faz com que a pessoa receba apelidos ofensivos, colaborando para sua exclusão social. O mau hálito indica que há uma doença por trás deste odor, mesmo que não haja sintomas. Algumas pessoas acham que ter o hálito desagradável é normal, fazendo parte da vida. O mau hálito não é normal nem mesmo quando acordamos.

  2. Quais as causas do mau hálito?

    A causa pode estar localizada na boca, vias aéreas superiores/inferiores, faringe, estômago, esôfago ou glândulas salivares. As mais comuns são:

    • Doenças da gengiva
    • Dentes cariados
    • Língua branca
    • Diabetes mellitus
    • Amigdalite, rinite e sinusites
    • Doença do refluxo gastresofágico
    • Pneumonias e abscessos pulmonares
  3. Como as doenças da gengiva causam mau hálito?

    A formação de bolsas periodontais resulta na colonização dessas bolsas por bactérias anaeróbias, que produzem toxinas, enzimas, gases e produtos metabólicos que têm um odor muito ruim e forte.

    A eliminação das bolsas e das bactérias leva à cura da halitose. É a causa mais comum de mau hálito.

  4. Como os dentes cariados causam mau hálito?

    A exposição da polpa dentária e sua necrose causam um odor característico. O tratamento endodôntico do dente leva à cura da halitose.

  5. O que é língua branca? Como ela causa o mau hálito?

    Trata-se de uma patologia comum, sendo que as bactérias que vivem naturalmente na boca colonizam a superfície da língua, formando um tapete bacteriano. Pode haver o crescimento de bactérias anaeróbias e consequente mau cheiro. A higiene da língua com a própria escova de dente costuma curar este tipo de halitose.

  6. O que é diabetes mellitus? Como ele causa mau hálito?

    O diabetes é uma doença metabólica que prejudica, em grau variável, a “queima” de açúcares, resultando em hiperglicemia, eliminação de glicose na urina e necessidade de urinar aumentada. Manifesta-se como sintomas – a sede excessiva, fome, fraqueza e distúrbios em outros órgãos. Nestes casos, podemos ter um hálito de acetona – muito característico, e a boca com menor fluxo salivar. O tratamento do diabetes pode evitar o hálito cetônico. O tratamento é feito pelo médico endocrinologista.

  7. Como as rinites, amigdalites e sinusites causam mau hálito?

    Infecções por alguns tipos de bactérias nativas do nariz, garganta ou seios da face podem causar mau cheiro – que é eliminado pela boca ou pelo nariz na fala ou respiração. Se houver infecções com pus, o cheiro fica bem característico. Geralmente, são acompanhados de mal-estar, febre e inchaço nos gânglios do pescoço. O tratamento com antibióticos geralmente cura o mau hálito, devendo o paciente ficar atento para o retorno dos sintomas após a conclusão da antibioticoterapia.

  8. O que é doença do refluxo gastresofágico (DRGE)?

    Trata-se de uma patologia na qual os líquidos produzidos para digestão no estômago chegam até o esôfago, faringe e boca. Normalmente, eles devem permanecer dentro do estômago durante a digestão. Pode produzir um odor azedo na boca, que não costuma ser tão intenso, mas incomoda muito pelo gosto ruim na boca. O tratamento é um pouco mais complexo para esses casos.

  9. Como as pneumonias causam mau hálito?

    A infecção dos pulmões por certos tipos de bactérias – que produzem gases – pode causar mau hálito. O abscesso pulmonar também. O tratamento bem sucedido cura o mau hálito.